Quem sou eu

Minha foto
Mossoró, RN, Brazil
Sou Padre Católico. Tenho moralidade, mas não sou moralista. Sou convicto, mas não sou intransigente. Tenho princípios, mas não sou fundamentalista.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Evangelho do Dia - 4º Feira da 3º Semana da Páscoa - Festa de São Marcos

Hoje a Igreja celebra a Festa do Evangelista São Marcos. João Marcos era Hebreu de origem, da tribo de Levi, e foi um dos primeiros discípulos de São Pedro, tendo sido por ele batizado na festa de Pentecostes. Marcos celebrava os Santos Mistérios quando o prenderam e com muita brutalidade o arrastaram pelas ruas da cidade, manchando todo o percurso com o seu sangue. Evangelista e Mártir. Em 815 foram as relíquias de São Marcos conduzidas para Veneza, onde ainda se encontra. O símbolo deste Evangelista é o leão. E o Evangelho que leva seu nome começa com estas palavras: "Voz daquele que clama no Deserto. Preparai os caminhos do Senhor".   O Evangelho de São Marcos narra na liturgia de hoje o envio dos discípulos por Jesus Ressuscitado, antes de sua Ascensão. Ao celebrar a Festa de São Marcos, vemos no Evangelho de hoje a missão dos discípulos. Jesus compromete os seus discípulos com o anúncio da Boa Nova e os investe de autoridade e poder. Aqueles que o Senhor chamou e formou em seu convívio, são enviados para realizarem no mundo o Reino de Deus. Os discípulos-missionários atuam no mundo como Igreja de Cristo, fazendo eco de sua Palavra, e atualizando o seu Mistério.

Os sinais citados no Evangelho são sinais daqueles que agem não em nome próprio, mas em nome daquele que os enviou, Jesus Cristo. Os discípulos de Cristo sabem que não falam em nome próprio, mas em nome daquele que os chamou e consagrou para a missão. Eles agem na autoridade de Cristo. É na autoridade de Cristo que os discípulos-missionários realizam a missão salvífica por Ele confiado à Igreja. A Igreja é “por natureza, missionária”. Contemplando hoje a vida e a dedicação de São Marcos somos chamados a nos deixar impelir como batizados, à missão. Também devemos assumir como nossa  a missão de anunciar a Boa Nova em todas as realidades: em nossa casa, no nosso trabalho, em nossos relacionamentos.                      

Precisamos dar testemunho da nossa fé por meio de uma presença ativa na sociedade. Não devemos nos deixar abater pelas dificuldades e pelos desafios que a cultura relativista do nosso tempo nos impõe. É justamente a esta realidade que nós somos chamados a evangelizar, comunicando ao mundo a Verdade que é Cristo. O que nós Cristãos temos para oferecer ao homem e a mulher do nosso tempo, marcados pelo desespero e pela falta de perspectiva, é o Mistério de Cristo, sua Morte e Ressurreição como paradigma de um novo tempo para uma vida nova, uma sociedade justa e solidária. No final do Evangelho o Senhor diz aos apóstolos que permanecerá com eles até o fim dos tempos. Confiando na promessa de Jesus de que não nos deixaria sozinhos na missão é que nos encorajamos, somos fortalecidos para enfrentar as adversidades do nosso tempo e os desafios de oferecer ao mundo o Mistério da nossa Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário