Quem sou eu

Minha foto
Mossoró, RN, Brazil
Sou Padre Católico. Tenho moralidade, mas não sou moralista. Sou convicto, mas não sou intransigente. Tenho princípios, mas não sou fundamentalista.

domingo, 29 de abril de 2012

DOMINGO DO BOM PASTOR - DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

14EU SOU O BOM PASTOR. CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS, E ELAS ME CONHECEM.

          Neste quarto domingo da Páscoa a Igreja celebra o dia mundial de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas. Neste, chamado Domingo do bom Pastor, somos convocados como rebanho do Senhor a meditar sobre nossa vocação e interceder pelo surgimento de novas vocações na Igreja. Na imagem de Cristo Bom Pastor o seu rebanho se edifica; e na escuta de sua voz por meio de uma intimidade crescente as ovelhas discernem seu “lugar espiritual” na Igreja, e a missão própria a ser realizada no mundo.

            A vocação, sendo um dom de Deus, é fruto do discernimento que cada um faz na Igreja da escuta da Vontade de Deus para a própria vida. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. A Igreja, como mãe, tem o dever de educar os seus filhos no caminho do discernimento vocacional. A vocação diz respeito à identidade de cada pessoa, àquilo que somos e não podemos deixar de ser sob o risco de nos fragmentarmos e sermos estranhos a nós mesmos e ao mundo. O dom que Deus oferece é para a felicidade própria que será alcançada na realização de uma missão específica. Na medida em que acolhemos livremente a vontade de Deus em nossa vida por meio de uma vocação, nos dedicamos a ela, nos aproximamos da felicidade e da realização pessoal.

O Homem e a mulher somente se realizam quando descobre em Deus sua vocação e a vivem plenamente. A felicidade e a realização pessoal estão condicionadas à oferta que cada um faz livremente de si mesmo na vivência integral de uma vocação que se desenvolve no exercício de uma missão específica em cooperação com Deus. A vocação é ao mesmo tempo dom para a felicidade própria e um meio que Deus dispõe para a realização do seu Mistério de Salvação. Ao vivermos integralmente nossa vocação nos orientamos à felicidade por uma vida de cooperação com Deus na edificação do seu Reino.

            Sob a Imagem do Cristo Bom pastor e da Igreja como seu redil, entendemos que o ponto de partida de um bom discernimento vocacional está na escuta da Voz do Pastor, na Igreja, na vivência da unidade e comunhão. Em meio a tantas vozes que se manifestam dentro e fora de nós, numa sociedade barulhenta e inquieta, faz-se necessário crescer na intimidade com Cristo para poder distinguir lucidamente Sua Voz, não a confundindo com nossas vozes interiores e as vozes dissonantes da cultura. A Voz dEle é para o rebanho a voz fundamental a partir da qual o homem e a mulher se reconhecem e despertam para uma vocação na Igreja que será vivida numa perspectiva missionária, como expansão da missão de Cristo, pedra angular; aquela que sustenta o “edifício da vida humana”. Que o Senhor por meio do Seu Espírito fecunde nossa vocação e desperte no meio do seu rebanho, operários para a messe.